Especialidades

Saiba mais sobre os exames realizados pelo Dr. André Alfredo

Gastroenterologia

A Gastroenterologia ou Gastrenterologia (do grego gastro =estômago + entero = intestino), é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo. O tratamento cirúrgico de tais patologias é abordado pela Cirurgia do Aparelho Digestivo.

No Brasil, o médico gastroenterologista precisa concluir, além do Curso de graduação em Medicina (com duração de 6 anos), um programa de Residência Médica em Clínica Médica (com duração de 2 anos) seguido de um outro programa específico de Residência Médica em Gastroenterologia (mais 2 anos de duração), totalizando no mínimo 10 anos de estudos! Existe também, a possibilidade de obtenção deste título por tempo de experiência na área e ser aprovação em concurso para receber o título de especialista outorgado pela Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Médicos gastroenterologistas podem ainda atuar em áreas que estão relacionadas à especialidade e geralmente requerem uma formação acadêmica adicional, a saber: endoscopia digestiva, gastroenterologia pediátrica, hepatologia e nutrição parenteral e enteral.

A Gastroenterologia envolve as doenças como gastrites, refluxo gastroesofágico, hernia de hiato, úlceras, diarréia, intestino preso (constipação intestinal), síndrome do Intestino Irritável, colites (Retocolite e Doença de Crohn, etc), divertículos, pólipos no intestino, neoplasia (câncer) do trato gastrointestinal, esteatose hepatica (gordura no fígado), outras doenças do fígado e vesicular biliar, dentre outras.

PROCURE SEMPRE UM ESPECIALISTA PARA CUIDAR DE VOCÊ!