PÓS CARNAVAL… e agora?

Membro Internacional da ASGE
18 de janeiro de 2016
Depoimento pós balão – 30 Kgs off
17 de fevereiro de 2016

foto ressaca

Pois é, pós carnaval é quase sempre a mesma coisa, os excessos acabam interferindo diretamente em nossa saúde e nosso bem estar. São comuns as dores pelo corpo, dor de cabeça, ressaca, diarréia e vômitos, dor de estômago, pele muito queimada e outras alterações.
E o problema é que na quarta feira já temos que estar inteiros para voltar a nossa rotina.
Dureza, né?
Então vamos lá! Como não dá para voltar atrás e fazer diferente, o jeito é seguir algumas dicas valiosas para acelerar esta recuperação:

1- TOME BASTANTE ÁGUA. Durante o carnaval muita gente se esquece de tomar água, e o nosso gasto aumenta muito (suor, esforço físico prolongado, calor excessivo). Sem contar com o aumento da perda de líquido corporal pelo uso de bebida alcoólica (xixi toda hora). E como resultado vem a desidratação. Sabe aquela moleza, aquele cansaço, aquela baita ressaca, então isso tudo quer dizer falta de líquido em nosso organismo. Então hidrate-se bastante! Água, isotônicos, água de côco.

2- PEGUE LEVE NA ALIMENTAÇÃO. No carnaval a maioria das pessoas opta por lanchinhos rápidos e nada saudáveis, inclusive lanches fora de casa, nem sempre com higiene e cuidados adequados. Assim ficam mais vulneráveis a qualquer infecção ou viroses. A resistência despenca. Então, agora é hora de optar por alimentos mais leves e refeições mais balanceadas. Melhore a qualidade e reduza a quantidade! Prefira alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, como frutas, verduras, legumes, alimentos integrais e carnes mais magras.

3- EVITE REMÉDIOS DESNECESSÁRIOS. Muitas pessoas acabam utilizando (até em excesso) medicações para aliviar sintomas da própria ressaca. Mas cuidado! Medicações a base de aspirina e anti-inflamatórios podem causar gastrite e úlceras. O paracetamol, quando em excesso e em conjunto com bebida alcoólica, pode ser bastante perigoso para o fígado. Muitas vezes a própria hidratação e uma alimentação mais leve e balanceada já podem levar a uma melhora destes sintomas da ressaca, evitando assim, as medicações e seus riscos.

4- CUIDE DE SUA PELE. Principalmente aqueles foliões mais branquinhos, costumam ficar com a pele queimada (vermelha) e toda ressecada. É preciso, além de usar protetor solar, utilizar cremes hidratantes para repor a saúde da pele. Pele não serve somente como “casca”, mas ela tem função também na nossa hidratação e resistência.

5- CUIDADO COM O CORPO. Depois de 4-5 dias de folia, não é raro surgir aquela dor muscular, generalizada ou até mesmo em pontos específicos, dores nas articulações ou na coluna. Isso é sinal de sobrecarga. Na maioria das vezes isso se resolve com o tempo e descanso. Mas se persistir, ou estiver piorando, ou se você for praticante de alguma atividade física, tome cuidado. Pequenas lesões após o esforços do carnaval podem facilitar lesões maiores, que dificultam o dia a dia, ou te deixam de molho sem sua atividade física preferida. Busque ajuda, fisioterapia, massagens, e reduza o seu ritmo de treinos, até sentir que a “máquina está em ordem” novamente.

Ou seja, vamos acelerar nossa volta a uma rotina saudável. Foque na sua qualidade de vida e bem estar, na alimentação adequada, atividade física regular e cuidado com o peso.
Não melhorou: procure atendimento médico!
E não se esqueça, o carnaval já acabou e já estamos em meados de fevereiro.
Cuide-se! Movimente-se!
Grande abraço.

Comments are closed.

Atendimento via WhatsApp