O GLÚTEN É O VILÃO? SERÁ???

REFLUXO GASTROESOFÁGICO! Será que você tem?
8 de junho de 2015
GORDURA até no FÍGADO, era o que faltava…
9 de dezembro de 2015

gluten

“Nunca antes na história deste país” e do mundo o GLÚTEN ficou tão famoso, foi tão falado e tão evitado! E inclusive considerado como essencial nas dietas para perda de peso. Será que é assim mesmo???
Hoje em dia virou moda fazer uma alimentação sem glúten, mas a verdade é que o glúten só faz mal para quem tem doença Celíaca, e estes pacientes não podem entrar em contato nem com pequenos traços de glúten, podendo levar a sérias complicações.

Para as pessoas que não tem doença celíaca, o glúten pode ser consumido. Ele está presente no trigo, aveia, centeio e cevada. Ou seja, pães, bolos, biscoitos, alimentos em geral que levem farinha de trigo na composição.
Você pode pensar: “Mas Dr. André, em qualquer lugar que leio o assunto é sempre o mesmo, o glúten é realmente um grande vilão!” Ora, ora, pense comigo, você consumiu pão a vida toda, bolo a vida toda e de repente alguém fala para você retirar o glúten da alimentação porque faz mal ou vai fazer milagre para emagrecer??? Isso não faz sentido nenhum!!
Porque o vizinho fez isso e deu certo, não é um argumento válido. Você não é igual ao vizinho, nem ninguém é igual a ninguém.
Ninguém duvida que ao reduzir ou suspender estas massas e quitandas de sua alimentação, isso vai refletir na perda de peso, óbvio! Isso se dá pela redução de alimentos calóricos, claro! Mas não é o coitado do glúten!
Ninguém questiona também, que existem pacientes com intolerância a alguns alimentos, e existem portanto aqueles intolerantes ao glúten, que devem ser tratados e orientados. Mas daí a achar que o glútem é o vilão de tudo, o grande mal do mundo e um MILAGRE PARA EMAGRECER!!!! Não, isso não dá para aceitar!

O que me deixa mais tranquilo, e acho que é assim que o próprio glúten pensa também, é que pessoas exageradas e sem embasamento seguem modismos. Hoje o glúten, ontem o ovo (que já virou herói de novo!), o leite, etc. E amanhã, o que será???

Quer melhorar a digestão e quer emagrecer, procure um especialista, descubra suas dificuldades e problemas, e cuide-se! Não aceite modismos sem pensar, sem estudar, sem ter certeza que isso fará bem a você.
E lembre-se que nenhum “vilão da vez” terá a importância que você mesmo tem para manter a sua saúde e a sua digestão em dia, e principalmente para perder peso.
Você é a chave do seu próprio sucesso!!!

Grande abraço, com ou sem glúten, mas sem estresse ou exageros!

Comments are closed.

Atendimento via WhatsApp